Aprenda como customizar potes de vidro usando tinta, estencil e bom gosto!
A professora Telma Lima e a OPA Criando Arte te ensinam todas as técnicas para que você faça peças para organizar sua cozinha, para presentear ou para vender!!!
Compre agora mesmo um Kit de Tintas e todo material para fazer seu trabalho igual ao da aula.
Materiais necessários:
– Tecido de algodão
– Fita de cetim
– Stêncil OPA Criando Arte 30,5 x 30,5 cm fita com flores – (cód.: 2469)
– Fita métrica
– Cola quente
– Velcro
– Termolina
– Tintas para tecido nas cores:
Pêssego
Tijolo
Flor de malva
Rosa inglesa
Azul cerúleo
Azul marinho
Azul hortência
Amarelo ouro
Amarelo canário
Verde kiwi
Verde grama
– Pincéis:
Pitua n°4 e n°00
Filete
Chato n° 10
– Placa de Eucatex com cola permanente em ponto de mordência
Passo a passo:
– Com a fita métrica, meça o vidro, no espaço onde colocará o tecido, passe as medidas para o pano (deixe 1 cm em cada lateral) e em seguida recorte.
– Dobre o pano ao meio e marque com um lápis. Posicione o tecido na placa, pegue o stêncil e posicione no centro com a ajuda da marcação feita com o lápis. Com a fita adesiva, prenda seu stêncil e tampe as partes onde nao serão pintadas.
– Com as cores de base, preencha todos os espaços, fazendo assim a primeira camada com o pincel pituá 4 e as cores:
Azul cerúleo
Tijolo
Amarelo ouro
Flor de malva
Folhas: verde kiwi
Faixa: amarelo ouro com um pouco de branco.
– Acabamento das flores:
Com o pincel pituá 00:
Flor com o fundo azul –
Com a cor azul marinho e o pincel pituá sem excesso de tinta, passe nas pontas da flor e próximo ao miolo. Para dar luz use a cor azul hortênsia com um pouco de branco, faça o miolo com a cor tijolo.
Flor tijolo: passe a cor pêssego com o branco sem excesso de tinta na parte superior de cada pétala.
Flor de malva: passe a cor rosa inglesa com um pouco de branco sem excesso de tinta no centro de cada pétala, no miolo use a cor tijolo.
Flor amarelo ouro: com a cor tiljolo, passe sem excesso de tinta na parte de fora da pétala, com a cor amarelo canário e branco de luz no centro da flor.
Realce os miolos das flores com o cabo do pincel e a cor tijolo.
OBS: para realçar ainda mais a luz das flores, passe sem excesso de tinta a cor branco.
– Folhas:
Com a cor verde grama, passe sem excesso de tinta na parte de baixo e central de cada folha, para a luz use a cor amarelo canário e branco passe na parte clara da folha.
Na faixa com o stêncil 2495, escreva a palavra doces com a cor azul marinho sem excesso de tinta com o pincel pituá
n° 4 e com a cor ainda em azul marinho faça o pontilismo.
Com as cores azul hortênsia, rosa inglesa, pêssego, verde kiwi com o pincel pituá n°4 sem excesso de tinta, faça a estamparia de fundo no pano.
– Vire o pano para o avesso e, com a cola quente, cole as laterais da horizontal e do lado esquerdo. Vire o pano e cole a fita de cetim nas laterais. Virá e cole o excesso do lado avesso. Meça o velcro e cole em cima na lateral onde foi feita a barra. Vire o pano do lado direto e cole a outra parte do velcro.
– Tampa: posicione a tampa em cima do tecido, marque com a caneta que apague ou um lápis bem clarinho e marque. Retire a tampa e corte, deixando uns 3 dedos de espaço. Posicione sobre a tampa e, com a cola quente, vá dando picos de cola e abaixando o pano para que cole todo em cima da tampa. Da mesma forma, passe cola nas laterais e vá puxando o pano para que fique bem colocado toda a borda. Retire o excesso de tecido com a tesoura, com as mesmas cores da estamparia do tecido posicione o stêncil e estampe a tampa da mesma forma. Espere secar e com o pincel chato passe termolina em toda a peça.
Sua opinião é muito importante para o Arte que faz, deixe seu recadinho abaixo 🙂